Biografia — Judas: o impostor

Jeová Nissi
11 min readDec 20, 2020

--

A história de quem esteve ao lado de Jesus, mas mesmo assim se entregou as trevas.

O ódio para com Judas

Ninguém gosta de um traidor. Traidores marcam a nossa vida. O que faz uma traição ser tão impactante é o fato dela ser imprevisível — ninguém espera um ato desses. Certa vez, um líder chegou para o pastor e o elogiou — disse que amava o pastor e que era grato pela vida dele. Pouco tempo depois, este mesmo líder saiu da igreja e levou 80 pessoas consigo. Será que o pastor imaginaria que o mesmo irmão que o estava elogiando seria aquele que tiraria 80 pessoas da sua igreja? Claro que não. A traição é inesperada e sutil — isto a faz uma marca profunda nas nossas vidas.

Se uma pessoa que nos traiu marca a nossa vida, o que dizer de alguém que traiu o salvador do mundo? Judas virou uma das pessoas mais odiadas do mundo. A prova disso: quem seria o louco de colocar o nome do filho de Judas? O ódio é tão grande que criaram o dia da vingança — o dia da revanche. No Brasil é comemorado “a malhação do Judas” — neste dia (no sábado antes da páscoa), a população faz um boneco, o pendura, desse a porrada nele e o queima. Tudo isso para revidar à traição que ele provocou.

Traidores marcam as vidas das pessoas, marcaram a literatura (como por exemplo, a história do Conde de Monte Cristo e Ben-hur) e — tenha certeza disso — a história da salvação do mundo.

Significado do nome

O nome Judas significa abençoado/elogiável. É uma pena que um nome tão bonito ( e que era muito comum nos tempos de Jesus) tenha um peso tão negativo. E o segundo nome? “[…] Judas, filho de Simão Iscariotes […]” (João 6.71). O nome Iscariotes vem do pai de Judas — este nome se refere a um lugar chamado Queriote (Judéia)

Como ele chegou a Jesus?

Vários estudiosos (como por exemplo, Rodrigo Silva) acreditam que a passagem de Mateus 8.19 se refere a Judas — a passagem diz assim: “Então, um mestre da lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores”(Mateus 8:19). Se este for o caso, Judas foi o único que se aproximou de Jesus Cristo sem ser chamado.

A autoridade espiritual que Judas recebeu (grave este ponto — ele será importante daqui a pouco!)

Mateus diz assim: “Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.(”Mateus 10:1). Judas — assim como os outros — recebeu poder, fez milagres e expulsou demônios.

Por que Judas traiu Jesus?

A Captura de Cristo — Caravaggio

Em que momento se deu a conspiração de Judas Iscariotes? Era perto da páscoa e os inimigos de Cristo (os mestres da lei e o chefe dos sacerdotes — Caifás) o queriam prender — Jesus passou um bom tempo fugindo e se escondendo deles (tanto para a própria proteção como também para a proteção dos seus discípulos).

Lucas afirma que[…] Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze” (Lucas 22:3) — após o diabo entrar em Judas, ele foi tramar com os inimigos de Jesus. Ele conhecia Jesus e sabia onde Jesus estaria — além de combinar o lugar, também combinou o sinal para descobrirem o suspeito: o beijo.

O que podemos aprender com isso?

1) Seus “pequenos” pecados irão te fazer cometer pecados maiores

Por que Satanás entrou em Judas? Ele não estava perto de Jesus? Ele não havia recebido poder e autoridade? Ele não havia expulsado demônios? Ele não havia visto os milagres de Cristo? Por que ele foi fisgado pelo diabo?

[…] era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado(João 12:6).

Ele era ladrão e desonesto — quando Maria passou um perfume em Cristo, Judas reagiu: “Por que não dá o dinheiro aos pobres?” — João nos revela que Judas havia falado isso para obter lucro.

A) Elimine seus pecados menores.

Uma certa garota — muito bonita, por sinal — havia se interessado pelo filho de um pastor. Os pais dessa moça não queriam que ela namorasse até ter a idade certa — por causa disso, os dois fizeram um plano para se encontrarem sozinhos e em segredo (nem os pais, nem o pastor, nem os amigos ou quem quer que seja sabia desse plano) — em seis meses, os dois perderam a virgindade. Por que eles perderam a virgindade? Seis meses antes eles não possuíam esse objetivo, até que aconteceu. Qual foi o erro? Algumas verdades escondidas, desobediência e encontros em segredo levou a algo maior: perder a virgindade antes do casamento.

Sabe qual foi o problema de Judas? Sabe o porquê do diabo entrar em Judas? Por causa de seus outros pecados . Foram os seus pecados menores (em comparação com os seus outros pecados, o roubo e a mentira são menores) que abriram brechas para o Diabo. Judas não teve a ideia de trair Jesus do nada — o Diabo não controlou Judas de uma maneira rápida: foi aos poucos. Aos poucos seu coração foi esfriando; aos poucos ele foi caindo em tentações; aos poucos foi esfriando na fé; foi os seus pecados menores que abriram espaço para pecados maiores.

Os menores pecados de Judas o levaram a cometer pecados maiores.

Todos nós estamos sujeitos a cometer o mesmo erro — não importa quão perto de Jesus estamos, é por meio dos “pequenos” pecados que começamos a fazer as maiores besteiras. É um simples pensamento, um simples desejo, uma pequena mentira, uma simples roupa, uma simples amizade, uma simples música, um simples filme, um simples livro, uma simples foto e etc..

Se você não cuidar da gripe, ela pode se tornar uma pneumonia — e como consequência final, a morte

Cada um deve se perguntar: “quais são os pequenos pecados que estou ignorando? Estou deixando passar alguma coisa? Quais pensamentos estou deixando passar? Quais fotos estou curtindo? Quais fotos estou compartilhando? Quais tipos de pessoa estou andando? Quais músicas estou ouvindo? Quais filmes estou vendo?” — são estas coisas pequenas que irão te afetar.

B) Procure fortalecer a sua área fraca

Paulo nos dá um conselho valioso: “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!(1 Coríntios 10:12).

Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado” (Gálatas 6:1).

Por que Paulo daria esses avisos? Por que há o risco, na vida de cada um de nós, de cairmos; de errarmos o caminho e de deixarmos o caminho da salvação; Lembra de que judas andava com Jesus? De que havia recebido autoridade de Cristo? Mesmo assim, se perdeu. Se judas — um discípulo que fez e viu milagres e que estava ao lado de Jesus — cometeu esse erro, o que impede de nós cometermos?

Mas como isso ocorre? Como erramos? Como o diabo ataca? Pelo ponto fraco! Dá a entender que o ponto fraco de Judas era o dinheiro — ele deveria ter procurado solucionar esse problema. Como ele não cuidou desse ponto fraco, se tornou algo gigante — o final todos nós já sabemos.

Se não tratarmos do nosso ponto fraco, cairemos — tenha certeza disso. Também devemos lembrar que o Diabo não é idiota — ele sempre atacará no seu ponto fraco, pois é lá que ele terá mais chances de te derrubar.

Dinâmica em sala: 1) Faça dois grupos 2) O primeiro grupo tem como dever apontar os principais pontos fracos, tentações e problemas dos jovens de hoje 3) O segundo grupo vai apontar as soluções 4) é possível repetir o mesmo processo com os papéis dos dois grupos invertidos.

Reflexão solitária: anote quais são os seus pontos fracos, quais pecados você está deixando passar e quais soluções deveria tomar.

2) O diabo pode estar do teu lado sem você saber.

Graças aos pecados anteriores de judas, o Diabo encontrou lugar em seu coração. Observe: todos os outros (tirando Jesus) não sabiam das más intenções de Judas — eles não sabiam que Judas estava sob o poder do Diabo e que iria trair o mestre. Foi assim que o Diabo tentou atacar Cristo — e isto nos revela um de seus meios para derrubar os jovens.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8)”

Como o Diabo ataca um cristão? Simples: já que ele não pode te dominar, ele vai utilizar a pessoa mais próxima (que está ao alcance dele) para te destruir. Muitas vezes não sabemos, mas o diabo está ao nosso lado. Ele manda uma mensagem para nós, e não sabemos que é ele. Ele nos dá um abraço, e nós não sabemos. Ele nos elogia, e nós não sabemos. Ele anda ao nosso lado, e nós não sabemos. Ele senta ao nosso lado no colégio, e nós não sabemos. Ele diz nos amar, e nós não sabemos. Ele curte e comenta as nossas fotos, e nós não sabemos. Ele nos manda mensagens no Messenger ou no whatsapp, mas continuamos sem saber que é ele. Ele pode até mesmo sentar do nosso lado na igreja, e nós iremos continuar sem saber que é ele.

Devemos tomar cuidados com quem nos relacionamos — se a pessoa não possui Cristo, o coração dela está dominado pelo diabo — esta é a verdade. O Diabo entrou em Judas quando ele se afastou de Cristo — se uma pessoa não está com Cristo, ela está com o Diabo.

O preço por Jesus

e lhes perguntou: “O que me darão se eu o entregar a vocês? “ E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata.” (Mateus 26:15).

3) Não troque Jesus por 30 moedas de prata.

30 moedas de prata foram o preço por Jesus. Nessa história, eu sou o Judas: isso ocorre toda vez que troco Jesus por algum pecado. Toda vez que trocamos Jesus por um pensamento impuro, um desejo, uma palavra, um toque, um olhar ou um beijo, estamos trocando Cristo. Estamos dizendo mais ou menos assim: “eu não te quero mais “.

A) Não troque coisas valiosas

Isto também vale para outras áreas da vida: quantas vezes trocamos coisas valiosas da nossa vida por besteiras? Trocamos nosso tempo valiosos com redes sociais, jogos ou com pessoas que não vão agregar nada na nossa vida?

Dinâmica em sala: Peça para os mesmos dois grupos de antes citarem coisas valiosas da vida.

Reflexão solitária: quais elementos da sua vida você nunca trocaria?

Judas — o cínico

A última ceia — leonardo da vinci

Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá (João 13:21)”

Antes de tomarem a ceia, Jesus revela que seria traído. Outra passagem revela que os discípulos perguntaram a ele: “E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor?” (Mateus 26:22). Cada discípulo começou a fazer a mesma pergunta a Jesus — Judas, imitando os outros para mostrar que era inocente, fez a mesma pergunta. É nesse momento que observamos o cinismo de Judas — não bastava ele ser ladrão, dominado pelo diabo, mentiroso e traidor: também era cínico.

Após Jesus comerem o pão, Judas saiu.

Judas — o traidor

Jesus — no monte das oliveiras — estava extremamente angustiado. Lucas nos diz que ele estava tão triste ao ponto de suar como se fosse gotas de sangue — foi muito suor. Jesus chegou ao ponto de pedir ao pai que, se fosse possível, mudasse o plano (“Pai, se queres, passa de mim este cáliceLucas 22:42) — acho difícil conseguir calcular o quão triste o coração de Cristo estava. É nesse momento que Judas aparece. O que torna a traição de Judas ainda mais angustiante é o fato dela ter sido feita no momento mais triste de Jesus — no momento em que ele precisava de um amigo (ele tinha chamado os outros discípulos para o ajudar na oração, mas eles caíram no sono), de um conforto, de uma ajuda, Judas aparece para piorar a situação. Judas comete a traição no momento mais angustiante, melancólico e difícil.

Judas se aproxima de Jesus e lhe dá um beijo — o beijo da traição. Este era o sinal que os soldados estavam esperando para prender Jesus.

4) Quantas vezes dizemos que amamos Cristo, mas nossos atos são diferentes?

Nós corremos o risco de utilizarmos os nossos lábios para dizer uma coisa, e agirmos de uma forma totalmente diferente.

Dinâmica: Verdade ou mentira (https://youtu.be/CIg_f687rzU)

O remorso de Judas

Remorso de Judas — Almeida Júnior

Após a traição, Jesus ser preso e etc, Judas sentiu extremo remorso.

Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso […] “ (Mateus 27:3)

Por que Judas sentiu remorso? Ele não pensou que a situação chegaria a tal ponto — ele não pensou que Jesus iria ser morto.

5) As consequências dos nossos pecados sempre serão maiores do que nós imaginamos.

Quando vamos pecar, nós não calculamos os resultados do ato. Sempre focamos no aqui e no agora — nunca no depois. Uma certa pesquisa mostrou que 40% das mulheres se arrependem de ter perdido a virgindade — elas não calcularam o erro. Pensaram no aqui e no agora.

A resposta dos líderes dos sacerdotes

Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo” (Mateus 27:4)

Judas foi falar com os líderes dos sacerdotes e mostrou o remorso que estava sentido — e eles disseram: “Isto por acaso tem haver conosco? O problema é teu — tente resolver sozinho”.

6) Satanás e a pessoa errada — os dois irão te rejeitar após o pecado.

Uma certa adolescente dormiu com um colega — o garoto, no dia seguinte, contou para todo mundo que ela havia perdido a virgindade e que ficaria grávida (a parte de ficar grávida era mentira). A moça ficou extremamente envergonhada, machucada e triste. O mesmo garoto que havia trocado carícias com ela foi aquele que a denegriu.

Se você abraçar Satanás ou a pessoa errada, tenha certeza que eles irão te rejeitar após o pecado. Dalila — a mesma que lhe dava carinhos — fez Sansão ser preso e ser feito de escravo; os líderes dos sacerdotes — os mesmos que fizeram o trato antes da prisão de Cristo — rejeitaram Judas após a traição; a esposa de Abraão — a mesma que pediu para que o marido se deitasse com serva — foi quem pediu para que Ismael e sua mãe ficassem longe. O único objetivo do Diabo e da pessoa errada é te usar e te fazer cair — portanto, procure ficar o mais longe possível destes dois.

A morte de Judas

Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se.”(Mateus 27:5)

Todo mundo já sabe qual foi o final trágico de Judas — o suicídio.

Conclusão: é triste pensar que alguém que tinha tudo para dar certo, teve um fim tão obscuro. Judas poderia ter escrito um evangelho (se não tivesse traído Cristo ou se tivesse se arrependido) e todos nós teríamos lido os seus escritos. Judas é o lembrete de que, se não estivermos vigilantes, o Diabo e o pecado pode tomar conta da nossa alma.

--

--